Caso Clínico: DORES MUSCULOESQUELÉTICAS DE CAUSA VISCERAL
POST NOVO BLOG

1

Sim! Os órgãos são grandes causadores de dores musculoesqueléticas.

Na verdade, Jean Pierre Barral atribui a grande maioria das causas primárias de lesões musculoesqueléticas a disfunções advindas das vísceras, principalmente da região abdominal.

2

Para a osteopatia, é muito fácil de entender essa relação.

  • Consideramos a unidade do corpo, ou seja, não o dividimos no momento de uma avaliação;
  • Temos o conhecimento da anatomia, dessa forma somos capazes de raciocinar e criar caminhos fidedignos para comprovar nossos achados;
  • Sabemos que as vísceras podem responder a situações emocionais, dessa forma alterando sua fisiologia e causando problemas sistêmicos;

Sendo assim, somos assertivos no diagnóstico do paciente e, consequentemente alcançamos o sucesso no resultado do tratamento!

3

CASO CLÍNICO

Paciente mulher de 35 anos, buscou atendimento osteopático por conta de uma dor cervical, na região do trapézio e torácica que a acompanha há mais de dez anos.

4

Durante a avaliação foi constatado que a mesma pratica atividade física regularmente e tem boa alimentação. Porém, na ausculta foi evidenciado disfunção na região do estomago.

5

Sabemos que não apenas maus hábitos alimentares podem causar problemas no sistema digestivo, outros fatores estão presentes e, dentre eles, o fator emocional.

O achado de disfunção osteopática de estomago explica os sintomas da paciente devido as relações estruturais fasciais diretas com a cervical e torácica, bem como a correlação neural através do sistema nervoso autônomo simpático vindo da região torácica e parassimpático partindo da cervical alta.

6

Como tratamento foram utilizadas manipulações viscerais diretas, manipulação da charneira cervicotorácica e liberação de diafragma. Foram prescritos ainda exercícios de mobilidade para a coluna torácica e estabilidade para a coluna cervical.

7 8

Após o primeiro atendimento a paciente já referiu grande melhora dos seus sintomas.

 

Os comentários estão encerrados.