Dry Needling

 

O que é Dry Needling?

Agulhamento seco, sem adição de componentes químicos que utiliza as agulhas de acupuntura  para tratamento de banda tensa, pontos gatilhos (trigger points) com objetivo de reduzir quadro álgico e ganho de amplitude de movimento.  

Histórico

Mississippi (Effective: 10 Setembro 2012): Intervenção física que utiliza agulhas filiformes para estimular pontos gatilhos, tratar dor neuromuscular e déficits funcionais do movimento;

North Carolina (Effective: 14 Junho 2012): Técnica que utiliza a agulha sem medicação, com objetivo de reduzir quadro álgico;

Louisiana (Effective: 20 Outubro 2011): Técnica complementar para tratamento de quadro álgico; 

Nebraska (Effective: 20 de Junho 2011): Técnica complementar da fisioterapia para tratamento da dor miofascial. Utiliza agulha sem medicação, no ponto gatilho;

Colorado (Effective: 30 de Junho 2011): Utiliza agulha sem medicação para tratamento neuromuscular e redução de amplitude de movimento, sem estimulo auricular;  

Arizona, ferramenta do fisioterapeuta para tratamento do quadro álgico através de agulhas que visam estimular tecidos musculares , conjuntivo e neural; 

Brasil, aguardando parecer do conselho! 

Critérios para utilização

Antes da aplicação da agulha nos trigger points, banda tensa é preciso dominar a anatomia humana. Conhecer a localização dos músculos para determinar se o agulhamento será superficial ou profundo, a inervação, avaliar o comportamento da dor e discriminar o tipo de dor, se musculoesquelética, visceral ou neural. A avaliação discriminativa e específica irá validar o uso correto da técnica.   

Efeitos esperados

De acordo com pesquisas científicas no mundo, ao inserir a agulha no trigger point, poderão ocorrer respostas químicas e elétricas, conforme modelo abaixo: 

 

     

 

O Dry Needling pode ser doloroso para o paciente? 

Sim, de acordo Peter Baldry, o agulhamento pode ser extremamente doloroso para o paciente, portanto é preciso desenvolver habilidade manual e faze-lo com técnicas específicas para o relaxamento. Como em qualquer segmento, uma boa formação é o diferencial para o aluno ter acesso as melhores técnicas de liberação miofascial, antes do agulhamento. 

O Dry Needling garante a melhora de 100% do quadro álgico do meu paciente? 

Não, o Dry Needling é uma ferramenta de intervenção, portanto é preciso saber o que pode estar causando o sintoma. Acreditamos que o raciocínio osteopático pode ajudar muito o Fisioterapeuta, já que faz correlações com a inervação, dermátomos, sistemas viscerais e neuromeníngeo. Se bem utilizado trará excelentes resultados. 

Qual a carga horária ideal para o curso de Dry Needling?

Não existe legislação que regulamente o uso ou ensino da técnica de Dry Needling para Fisioterapeutas. Alguns estudos descrevem que não existe ainda uma padronização do método, que os mecanismos de ação não são totalmente compreendidos e que algumas vezes é aplicado em locais diferentes, com propostas distintas (CLIQUE AQUI).

Para o aprendizado e aplicação do Dry Needling não é obrigatório o conhecimento mais amplo na NR32 e somente o COFFITO é órgão capaz de interferir na forma como é utilizado pelos profissionais de fisioterapia.

Conforme resolução CNE/CES n° 4/2002 o curso de fisioterapia deve formar um profissional generalista, humanista, crítico, reflexivo, capacitando atuar em todos os níveis de atenção a saúde, com base no rigor científico e intelectual. Considerando que as habilidades descritas foram assumidas pelo aluno na graduação, cursos de extensão profissional devem complementar a formação, portanto atenção ao método e ao profissional envolvidos, pois estes são os mais importantes para o bom aprendizado.

Como escolher o seu curso? 

É preciso conhecer a história da Empresa, conhecer o currículo do profissional, o tempo de experiência com a técnica, escola onde foi habilitado, seus vínculos profissionais e acadêmicos e sua metodologia de ensino. 

 

Autoria: Cibele Paranhos  

 

SECRETARIA EBRAFIM - FALE CONOSCO (CLIQUE AQUI)

MATRICULE-SE AQUI

Desenvolvido por: Agência Digital, publicidade e propaganda de Presidente Prudente.
Todos os direitos reservados.